Vamos jogar um jogo?! Ransomware que não pede dinheiro e sim que você jogue.

Vamos por partes. Ramsonware são malwares que criptografam os arquivos do computador infectado e exige que uma certa quantidade de dinheiro seja depositada na conta do atacante (tipicamente através de bitcoins) para que o atacado tenha seus arquivos de volta. Basicamente um sequestro dos seus dados. Este ataque ganhou notoriedade após uma série de hospitais sofrerem com este malware tendo todas os dados dos pacientes bloqueados.

Mesmo sendo um malware que possui maior efetividade contra empresas, nada impede que surta um grande efeito em pessoas comuns. Imagine que todas as fotos e vídeos da sua última viagem, do seu casamento, do nascimento do seu filho estejam apenas no seu pc (como sempre você não quis colocar na nuvem, porque nada de errado vai acontecer com você né!) provavelmente quebraria o seu porquinho para tê-los de volta.

 

Ransomware Rensenware

 

Mas, um desenvolvedor brincalhão, destes bem filhos da p*&#, “chamado” Tvple Eraser,  resolveu lembrar dos velhos tempos (na época que os vírus serviam só para te ferrar, e não te roubar) e fazer uma forma diferente de Ransomware que ele chamou de “rensenWare”. Este programa criado por Typle segue os mesmo princípios que os Ransomware’s comuns exibindo uma tela explicando o que está acontecendo e exigindo um pagamento para ter os arquivos de volta, só que há uma diferença aqui. Em vez de solicitar o envio de dinheiro, é exigido que o atacado (que deve estar suando frio neste momento) consiga fazer um score de 200 milhões no jogo  Touhou 12 ~ Undefined Fantastic Object no modo Lunatic (pelo nome, e por se tratar de um malware que só quer te sacanear, logicamente este é o modo mais difícil).

 

rensenware tela

Touhou 12 ~ Undefined Fantastic Object é um jogo lançado em 2009 para windows no famoso estilo Bullet Hell famoso por ser um dos jogos mais difíceis do gênero. Para que falar se você pode ver, certo?

 

 

Ou seja, além de você estar se tremendo todo por já estar pensando em tudo que vai perder, você tem que jogar de forma parecida com o vídeo anterior, ou seja…Já era!

Depois de certa repercussão deste rensenWare, o seu desenvolvedor disse que tudo não passava de uma piada (ahhhh joselito!) para divertir os fãs do Touhou Project. Este se desculpou publicamente, removeu o código orignal do Github e forneceu algumas ferramentas que possibilitam ter os arquivos de volta sem ter que ganhar na mega-sena conseguir realizar a tarefa hercúlea somente executada por jogadores (normalmente orientais) sem vida social.

Mas a internet é má! Se algo caiu na rede, o seu dono perde o controle. Ou seja, antes de ser retirado do ar, inúmeras cópias do código fonte do “rensenWare” foram feitas e já estão sendo novamente disponibilizadas. E melhor pior, o código está sendo alterado para que as ferramentas que possibilitavam “by-passar” a proteção não funcionem mais. Ou seja…fuuu

 

Agora eu fiquei pensando,que outras tarefas/jogos poderiam ser exigidos como resgate?

 

Passar dessa fase do mario:

Ou aguentar jogar 1 hora de Superman 64:

 

Abraços

Fonte: ArsTechnica e Twitter do MalwareHunterTeam

Comentários

Comentários

Be the first to comment

Leave a comment

Your email address will not be published.


*