Skype termina sua migração para a Nuvem e alguns clientes serão descontinuados

Skype cloud

O Skype termina sua migração total para a Nuvem. Antes o comunicador da Microsoft utilizava uma arquitetura P2P. A conexão entre duas pessoas passava por outros usuários do Skype que estivessem conectados. O protocolo escolhia os nós da rede que estivessem com disponibilidade de processamento e banda de Internet e os elegia a “supernó” tornando-os responsáveis pelo gerenciamento da conexão entre dois clientes que desejassem se comunicar.

 

 

Skype supernó

 

 

Entretanto nos últimos anos um interessante fenômeno vem acontecendo: grande parte dos usuários saíram de Desktops e migraram para tablets e smartphones. Sabidamente estes dispositivos possuem “restrições” de processamento contínuo e tendem a ficar desconectados quando não estiverem em uso para economia de energia. Desta forma ficou cada vez mais difícil para o protocolo Skype eleger os supernós da rede.

Para ajudar a estabilizar a rede, a Microsoft começou a manter na nuvem servidores dedicados a serem supernós e gerenciar as conexões. Como este movimento vinha se intensificando, a Microsoft decidiu de vez alterar o serviço da antiga arquitetura P2P para a arquitetura mais convencional cliente/servidor. Assim, agora os clientes do Skype não trabalham mais para manter a rede.

A mudança para a nuvem, além de dar continuidade ao funcionamento da rede, possibilita também a disponibilização de outras funcionalidades ao Skype que antes não eram possíveis. Antes era necessário que o destinatário estivesse on-line para que pudéssemos enviar arquivos, agora não é mais necessário. Outras funcionalidades que se tornaram possíveis são:

-Enviar mensagens de voz mesmo que o destinatário encontre-se offline
-Envio de arquivos a múltiplos destinatários.

A migração para a nuvem torna os antigos programas clientes do Skype incompatíveis com o serviço. Novos programas estarão disponíveis para o Windows XP e mais novos, OS X Yosemite e mais novos, iOS 8 e superiores e Android 4.03 e versões mais novas. Contudo, alguns cliente embarcados, como por exemplo os integrados em Smart Tvs e o disponível para o PlayStation 3 deixarão de funcionar e, ao que tudo indica, não terão mais suporte da MS.

 

Skype PS3 RIP

RIP Skype para PS3

 

Skype UWP

O novo cliente UWP já funciona na nova rede

 

Abraços

 

Fonte: Arstechnica

Comentários

Comentários

Be the first to comment

Leave a comment

Your email address will not be published.


*