Dica de livro: Sapiens – Uma Breve História da Humanidade

Sapiens Capa

Há livros ruins, livros bons, interessantes e aqueles que simplesmente tem a capacidade de mudar a forma como você vê o mundo e a si mesmo. E é nesta última categoria que se encontra o incrível livro Sapiens– Uma Breve História da Humanidade.

Escrito por Yuval Harari, professor de história israelense na Universidade Hebraica de Jerusalém, e lançado em 2014, Sapiens já tornou um Best Seller traduzido para mais de 30 idiomas.

 

Sapiens Autor

Yuval Harari – Autor do livro Sapiens

O livro trata dos Homo Sapiens desde sua aparição como apenas mais uma espécie dentre tantas outras até todo seu processo de evolução social, cultural e científica que nos tornou como a espécie dominante do planeta terra.
Para trilhar este caminho, Sapiens trata das grandes revoluções pelas quais passamos ao longo do milênios explorando todas as relações causa e efeitos de tais fenômenos no desenvolvimento de nossa espécie.

Estas revoluções são as divisões do livro:

  • Revolução Cognitiva
  • Revolução Agrícola
  • Unificação da Humanidade
  • Revolução Científica

 

Sapiens cover

 

O livro consegue desenvolver o tema com um nível impressionante de detalhes sem possuir uma linguagem de difícil leitura ou ser massante. Inúmeros aspectos moldadores da nossa espécie como conhecemos são tratados com suas respectivas referências e sem tendências ou inclinações ideológicas, sendo uma narrativa isenta.  Diversos assuntos são tratados com extrema maestria despertando no leitor uma visão mais abrangente de assuntos cotidianos ou até mesmo pessoais baseado em fatos e descobertas apresentadas pelo autor.

Por que a nossa sociedade possui esta formatação? Como esta sociedade foi modificada ao longo das eras? A felicidade, ela foi alcançada com a evolução humana? O que seria a felicidade? Como e em que gradação os impérios influenciaram os sapiens? Aquilo que acreditamos ser uma verdade quase absoluta de fato existe? Como os Sapiens interferiram nos ambientes que estiveram inseridos? Existem raças? E a religião? Economia?  …… estes e inúmeros outros assuntos, polêmicos ou não, são tratados com uma impressionante exposição de fatos e ligações históricas que enriquecem sobremaneira a discussão.

Tenho a sensação de que nada que eu escreva aqui poderia expressar a riqueza e erudição que este livro pode proporcionar, sendo este um daqueles livros que você deve guardar consigo, pois uma única leitura não é suficiente para que percebamos e captemos toda sua riqueza. Por inúmeras vezes em que estava lendo, simplesmente eu parei a leitura para que pudesse absorver as últimas páginas e pensar a respeito, já que as informações estão ali, mas o conhecimento adquirido daquelas páginas mais pareciam uma chave, para abrir uma porta antes fechada por uma dúvida ou ignorância, ou uma semente que despertava todo um novo ramo de ideias.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

Excelente.

5 star

 

 

Abraços

Curiosidades:
O livro foi selecionado por Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, para o seu Clube do Livro Online, em 2015.

Armas, Germes e Aço – Os Destinos das Sociedades Humanas serviu como inspiração ao autor.

“Não há como escapar à ordem imaginada. Quando derrubamos os muros da nossa prisão e corremos para a liberdade, estamos, na verdade, correndo para o pátio mais espaçoso de uma prisão maior.” – Sapiens

 

 

Comentários

Comentários

Be the first to comment

Leave a comment

Your email address will not be published.


*