Operadoras querem limitar o consumo de dados. Veja quanto cada serviço da internet consome.

franquia capa

Nós que somos usuários ativos da Internet assistindo a vídeos no Youtube, nossas séries favoritas no Netflix, acessando Facebook, etc. fomos amargamente surpreendidos com uma notícia desagradável: Vão limitar a franquia de dados das nossas assinaturas de banda larga.

 

franquia não acredito

 

Isso quer dizer o seguinte:se você é um heavy user (com o advento do Facebook e do Whatsapp praticamente todo mundo o é) provavelmente vai ter de ou pagar a mais para manter sua “velocidade” na Internet ou se contentar que só vai poder usar novamente a Internet no mês seguinte, quando tiver consumido todos os Gigabytes que sua operadora disponibiliza com o valor da mensalidade.
Não vou discutir neste post se este corte é certo ou errado (eu particularmente acho uma “puta falta de sacanagem”) mas o intuito é traduzir o que você pode fazer, consumir, na Internet com uma franquia limitada, básica e comum de 130GB mensais.

Vamos apresentar os serviços mais utilizados na Internet e qual é o seu consumo, em Megabytes/Gigabytes, para demonstrar que muito provavelmente a sua franquia não vai dar.

 

Jogos On-line

 

franquia battlefield4

franquia fifa14

 

 

Vamos começar pela jogatina. É MUITO variável o consumo de dados dos jogos on-line já que é MUITO variável as arquiteturas dos inúmeros jogos disponíveis. Como exemplo, abaixo temos um levantamento do consumo de banda de alguns jogos (foi o mais atual que encontrei) por 1 hora de jogo:

  • Killzone: Shadow Fall – 194.52MB
  • Battlefield 4 – 66.88MB
  • FIFA 14 – 26.7MB

 

Vemos que é bem variável, mas pegando a média (66MB do BF4) se jogarmos, também uma média, de 2 horas diárias temos um consumo de aproximadamente 4GB mensais.

Não chega a ser tanto assim.

 

 

Skype/Voip

 

O Skype, como quase um padrão de fato da telefonia pela Internet, possui chamadas apenas de voz e de voz e imagem.

Se considerarmos apenas voz, o consumo é desprezível: 360KB por minuto ou 20MB por hora. Já as chamadas de vídeo consomem beem mais. São aproximadamente 500 MB por hora.

 

Youtube / Streaming de Vídeo

 

franquia youtube

 

O Youtube é uma daqueles serviços viciantes. Tem de tudo nele. Se você quiser ouvir uma música, assistir a um clipe, aprender sobre praticamente qualquer coisa, se divertir vendo fails, assistir a um gameplay, etc etc etc você provavelmente vai no Youtube e muito provavelmente vai encontrar o que procura. Já falamos da sua grandiosidade neste post.

Mas todas estas vantagens tem um preço. O consumo de banda não é tão pequeno assim, ainda mais se considerarmos que facilmente passamos horas consumindo os recursos do serviço.

Para cada 5 minutos de vídeo assistidos em 720p são consumidos 37.5MB de dados. Então se na média você assiste a 1hora de vídeos no Youtube, você consome 13.5GB por mês. Infelizmente sabemos que na média assistimos muito mais que isso e o consumo também vai ser maior que isso.

 

Resolução x banda (para cada 5 minutos de vídeo)

240p8.3MB
360p13.3MB
480p20MB
720p37.5MB
1080p62MB

 

Steam/Origin/PSN/Live

 

franquia steam

 

É comum hoje em dia comprarmos os jogos on-line nas diversas lojas de jogos. Não existe mídia física, então você tem de baixar o jogo para o computador/console.

O último jogo que comprei da Steam foi o GTA V e The Witcher 3 para PC que possuem respectivamente 65GB e 40GB de tamanho para download.

Ao comprar estes dois jogos, eu teria consumido toda minha franquia, ou se já tivesse assistido alguns filmes na Netflix, teria que deixar para baixá-los e jogá-los apenas no mês seguinte.

 

NETFLIX

 

franquia netflix

 

Ah o Netflix, talvez um dos grandes “culpados” por essa bagunça toda. Segundo dados de uma pesquisa realizada pela sandvine para o público americano, o Netflix sozinho corresponde a um consumo de 34.9% de toda a banda da internet no horário de pico. Podemos talvez usar este número para termos uma noção de consumo no Brasil.

 

franquia sandvine

Já tratamos da tecnologia de compressão utilizada pela Netflix que consegue entregar alta qualidade com “relativo” pouco consumo de banda. Mas na realidade, o serviço é meio pesado. Os consumos por hora são os seguintes de acordo com a qualidade:

Qualidade x Consumo de banda NETFLIX (por hora)

Low Quality300MB
Stardard Definition1GB
HD 3GB
Ultra HD7GB

A Netflix automaticamente tenta exibir o vídeo com a melhor qualidade possível de acordo com a sua conexão sem ter de fazer buffer.

Então, nos valendo da qualidade HD (suficiente para a maioria das TVs e possível na maioria das conexões), se você assiste a 1h de Netflix por dia, ao final do mês terá consumido 90GB da sua franquia, ou seja, praticamente ela toda.

Se você quiser fazer maratonas então….

 

franquia netflix

 

 

Conclusão

 

Então pessoal, se os planos das operadoras e da Anatel realmente forem a frente, sofreremos e muito tendo de deixar de utilizar inúmeros serviços e facilidades que nos acostumamos nos últimos anos. Netflix, estudar/se divertir no Youtube, jogos pela Steam/etc…pode mudar muito com as novas regras.

O principal intuito deste post foi expor a vocês que uma utilização normal dos serviços na Internet serão suficientes para consumir toda a franquia de um contrato de banda larga. Não falamos aqui que o Youtube ficará “rodando” o dia inteiro, não tratamos de downloads e torrents, ou seja, falamos de um uso “rotineiro” e dentro da normalidade, e mesmo assim a franquia não será suficiente.

Temos que tentar mostrar às pessoas os impactos que todos terão com as pretendidas mudanças. Um dos argumentos da Anatel é que a limitação da franquia beneficiará os clientes que não consomem muita banda, mas realmente alguém acredita que os preços para estes baixarão a um patamar considerado “justo” (O custo de manutenção das redes implantadas correspondem a apenas 3% do faturamento) ? Ou apenas aumentarão para quem consumir além da franquia (a banda larga brasileira já é uma das mais caras do mundo) . Tomem suas conclusões.

Abraços

Comentários

Comentários

Be the first to comment

Leave a comment

Your email address will not be published.


*