Whatsapp agora é mais seguro

Whatsapp Capa

Em um outro post no qual listamos os apps de troca de mensagens quanto a sua segurança, o Whatsapp ficava, neste quesito, bem longe de outras soluções. Não mais. Foi finalmente implementado a todos os usuários do Whatsapp (menos àqueles que usam Blackberry, mas como ninguém usa Blackberry…) a conversa criptografada fim a fim.

 

O que isso quer dizer?

O Whatsapp está utilizando um protocolo aberto desenvolvido pela Open Whisper Systems chamado “The Signal Protocol”. Em termos gerais é um algoritmo assimétrico de criptografia. Em linhas gerais e sem entrar muito em tecniquês, todos os usuários do Whatsapp agora possuem duas chaves: uma pública que fica guardada nos servidores do Facebook (dono do Whatsapp) que serve para as pessoas enviarem mensagem para você; e outra privada que serve para você decriptar as mensagens que você recebeu e foram anteriormente cifradas com sua chave pública. (Em detalhes é mais do que isso, mas esse é o básico).

 

Whatsapp certificado13

 

É realmente seguro?

 

A mudança trouxe sim uma grande segurança. Mas existe um problema. As mensagens são agora seguras no seu trânsito entre remetente e destinatário, mas elas são ainda armazenadas de forma insegura no dispositivo. A Apple, em seus novos aparelhos e iOS, criptografa todos os dados salvos no smartphone, outros sistemas operacionais não (como o Android). Então já viu né, aqueles nudes recebidos não estão seguros caso alguém pegue o seu celular.

 

Whatsapp 2

 

O que muda?

Fora a segurança na troca de mensagens, uma outra grande mudança é que o Facebook não consegue mais visualizar as mensagens trocadas, e mesmo que países peçam judicialmente as informações de conversas ao Facebook, este não consegue atendê-las visto estar tudo criptografado.

 

Abraços

 

Fonte: Whatsapp Paper

Comentários

Comentários

Be the first to comment

Leave a comment

Your email address will not be published.


*