Não mude a data de seu iPhone/iPad para 1/1/1970. Sério!

iPhone 1970

Um hoax tem rodado a internet informando que os dispositivos da Apple, iPhone/iPad, teriam um modo “retrô” baseado nos padrões gráficos do primeiro Macintosh. Veja a imagem abaixo:

 

iPhone hoax

 

O hoax orienta o usuário a mudar a data do seu iPhone para 1º de janeiro de 1970. Os mais desavisados, ou curiosos, seguem as instruções e transformam seu lindo e caro iDispositivo em peso de papel (de novo, muitas coisas tem transformado iPhones em tijolos atualmente).

Veja um vídeo de um corajoso que brickou seu aparelho em nome da ciência:

 

 

Mas por que isso acontece?

O sistema operacional da Apple, iOS, é baseado no Unix. Como é de praxe, a medição de tempo é realizada através de uma variável inteira de 32 bits. Esta variável guarda quantos segundos se passaram desde o seu valor inicial, que, não por coincidência, é zero hora de 01/01/1970. Quando alteramos (eu não) o valor da data do iOS para este valor inicial, está variável tem seu valor setado em 0 o que acaba acarretando o congelamento do sistema.

 

E se você já caiu neste hoax?

Bem, não adianta dar reset ou tentar resolver através de intervenções via software. A alternativa é levar seu iPhone ou iPad até uma autorizada Apple para a intervenção física. A Apple não comentou nada sobre o problema até agora. O problema parece acontecer apenas em dispositivos com iOS de 64 bits, ou seja, a partir do iPhone 5S.

 

É pessoal, cuidado com o que você vê por aí na Internet, porque (acredite) nem tudo que está lá é verdade.

 

Abraços

 

Comentários

Comentários

Be the first to comment

Leave a comment

Your email address will not be published.


*