Error 53 – Apple pune donos de iPhones

Error 53 capa

A Apple é uma das mais valiosas empresas do mundo. Seus produtos são muito bem vistos no mercado pela usabilidade e pelo design. Muito do sucesso da Apple, tanto no ramo dos desktops quanto atualmente nos mobiles, se deve em grande parte ao controle que ela impõe sobre seus produtos. Tudo é controlado, a priori com o intuito de levar um hardware restrito e um software sob medida para este hardware. Isso vem tendo tanto sucesso que os usuários não se queixam de serem tão limitados no uso de seus produtos.

Agora porém, parece que este controle está mais prejudicando do que beneficiando seus cliente com o surgimento do fatídico error 53.

 

Error 53

 

O que é o Error 53?

 

Usuários do iPhone, mais frequentemente dos iPhones 6 e 6 plus, vem enfrentando um problema que bricka (brick em inglês é tijolo, então surgiu este neologismo que significa transformar seu dispositivo em peso de papel) seus caros smartphones. O problema todo se encontra no Touch ID, o botão home dos iPhones que também possuem reconhecimento de digitais.

O error 53 ocorre quando este botão, ou o seu cabo, é substituído pelo usuário ou por um técnico fora da Apple Store. Relatos dizem que após a substituição e ao se tentar atualizar o sistema operacional do celular (iOS) o error 53 aparece inutilizando o smartphone.

 

Error 53 Touch ID

 

Error 53 show

 

O que a Apple diz sobre o error 53?

 

Segundo a Apple, após a atualização do sistema operacional do aparelho, é feita uma checagem de hardware. Todos os componentes devem possuir a mesma “assinatura” para que o teste seja bem sucedido, entretanto como o botão/cabo foi trocado, o smartphone é reprovado neste teste, causando o desastroso error 53.

A Apple diz que este procedimento visa a segurança dos usuários a fim de prevenir roubo de identidades:

“We protect fingerprint data using a secure enclave, which is uniquely paired to the Touch ID sensor. When iPhone is serviced by an authorised Apple service provider or Apple retail store for changes that affect the Touch ID sensor, the pairing is re-validated. This check ensures the device and the iOS features related to Touch ID remain secure. Without this unique pairing, a malicious Touch ID sensor could be substituted, thereby gaining access to the secure enclave. When iOS detects that the pairing fails, Touch ID, including Apple Pay, is disabled so the device remains secure.”

A Apple informa em nota que apenas a Apple Pay é desabilitada no aparelho, entretanto não é bem isso que acontece.

Inicialmente a Apple vinha substituindo os aparelhos que apresentavam este problema, o que não ocorre mais. Ou seja:

Error 53 = Morte.

 

Soluções para o error 53?

 

Até agora a solução é em caso de necessidade substituir a peça defeituosa em uma Apple Store pagando um rim por isso. Ou, acontecendo o erro, recolocar a peça original até segunda ordem.

Infelizmente os usuários estão sendo os grande prejudicados. Quem precisa fazer manutenção no aparelho está sendo refém das Apple Stores. Mas alguns problemas surgem daí: inúmeras pessoas simplesmente vivem em locais que não existem a loja da maçã; os preços em assistências técnicas de terceiros são beeeeem mais em conta, mas os usuários não podem se beneficiar disto.

Ah, grande parte dos usuários teve problema com a atualização para o iOS 9. Talvez com toda a repercussão a Apple reveja alguns de seus procedimentos no novo SO.

Abraços.

 

Fonte: iFixIt

 

Comentários

Comentários

Be the first to comment

Leave a comment

Your email address will not be published.


*