4 Sites incríveis para observar e explorar o universo

universo capa

O universo é fascinante, não há como negar. É só nos darmos conta da sua vastidão e dos mistérios que ainda o circundam para percebermos que ainda há muito a desbravar e descobrir.

Para estas pessoas inquietas, ou apenas curiosas, que listamos a seguir 4 sites incríveis para explorarmos este grande universo.

1 – Stuff In Space: Veja tudo que orbita a Terra

 

universo 1

Neste site podemos ter uma noção de tudo aquilo que está na órbita terrestre, desde os, hoje essenciais, satélites até os restos de foguetes e demais lixos espaciais, também chamados de “Debris“.

As imagens são atualizadas em tempo real e é possível visualizar os objetos e suas características (velocidade, altitude, órbita, etc.) além de detalhamento das partes (foguete) que os levaram até a órbita. Dá para se “perder” horas explorando todas as possibilidades.

 

universo 2

2 – Galaxy Zoo: Ajude os astrônomos a classificarem as galáxias

 

universo 3

Dentro do universo existem aproximadamente cem mil milhões de galáxias e tudo isso apenas na galáxia observável, ou seja, os rincões do universo que nossos olhos eletrônicos ainda não enxergam guardam muito mais. E tudo isso só no “nosso” universo, se levarmos em conta a teoria da existência de outros……

O Galaxy Zoo é um site que vem explorar o poder do trabalho compartilhado na Internet. Dada a grande quantidade de galáxias desse nosso mundinho, os criadores do site convidam os visitantes a analisá-las e qualificá-las ajudando-os num projeto de mapeamento do universo. Segundo os criadores, mais de 50 milhões de classificações foram recebidas no primeiro ano de existência do projeto.

 

universo 4

Vai que você é o primeiro a encontrar uma galáxia?

 

3 – Milk Way: Google Maps das estrelas

 

Existem por volta de 100 bilhões de estrelas…..em nossa galáxia! Pode ser um pouco complicado visualizá-las a olho nu por isso o site Milk Way facilita as coisas a você,  possibilitando vislumbrar as estrelas de forma organizada.

 

universo 5

 

De um zoom e aproveite a viagem!

 

4 – HelioViewer: Olhe direto para o sol

Observar um eclipse solar sempre foi um evento. Costumamos usar óculos ridículos improvisados para possibilitar olhar para o sol sem ficarmos permanentemente cegos.

 

Homer cego

Mesmo assim, não conseguimos admirar todos seus detalhes em sua plenitude.
O site Helioviewer traz um mapeamento solar e, novamente, parece um Google Maps solar.

 

universo 6

Vale a pena.

Conte-nos sobre algo interessante que você pôde observar em suas explorações.

Abraços

 

Comentários

Comentários

Be the first to comment

Leave a comment

Your email address will not be published.


*