Brave, Browser do cofundador da Mozilla bloqueia propagandas, e exibe a suas próprias

Brave Capa

Brendan Eich, cofundador da Mozilla (Firefox) e criador da linguagem de programação JavaScript, pretende reinventar a interação, atualmente nem tão pacífica, entre anunciantes, publicadores e usuários quando o assunto é propagandas on-line.

 

Brave founder

Muita gente se incomoda com inúmeras propagandas que por vezes atrapalham a visualização da página, coletam e utilizam dados privados e reduzem a velocidade de navegação dos usuários.

 

Brave annoying ad
De outro lado, alguns gigantes da internet também se incomodam com a quantidade de receita que deixam de auferir quando os usuários incomodados usam bloqueadores de propaganda (adBlock por exemplo) e acabam adotando providências para frear os bloqueadores, como criar conteúdo só para assinantes (Veja o caso do YouTubeRed) ou criam blocks dos adblocks (!!!). Ou seja, briga, briga, briga!

Pensando nessa delicada relação que Brendam concebeu a ideia do navegador Brave que bloqueará as propagandas automáticas que não respeitam algumas “regras de conduta”.
Entretanto, mais do que isso, pensando nos anunciantes e publicadores, o Brave exibirá as suas próprias propagadas, baseadas em uma rede de anunciantes que adotam um conduta correta (na opinião deles)!

Em troca deste serviço, parte da fatia do bolo irá para a Brave Software (empresa criada para manter o navegador). A ideia é que inicialmente 55% da receita vá para os publicadores, aumentando este percentual para 70% caso a ideia de certo. O mais legal é que os consumidores poderão pegar uma fatia da receita e utilizar este dinheiro em micro transações na Internet.

O Brave vai ser open-source e já possui repositório no GitHub para Mac/Windows/Linux ,
iOS e Android . Ainda não esta disponível ao grande público , só para poucos que irão testar.

Se vai resolver problema de propagandas que consomem banda, lentidão, uso não autorizado de dados, etc? Não sabemos, mas a ideia pode vir a somar nessa selva chamada Internet!

Bravo, Bravo!

Abraços

Fonte: ARSTechnica

Comentários

Comentários

Be the first to comment

Leave a comment

Your email address will not be published.


*