Netflix bloqueou acesso por VPN e Proxy. Veja porque não vai funcionar

Netflix Capa

Muitos usuários da Netflix valem-se de artifícios para aparentar ao serviço estar fazendo o acesso de outro lugar do mundo que não o seu real.
Para que? Isso é feito para contornar os bloqueios de conteúdo que são feitos por região. Acessando de outro lugar (ou aparentando estar acessando) o catálogo de títulos são alterados possibilitando ao onipresente usuário assistir a conteúdo que não teria “direito”.

A VPN e proxys são alguns destes meios utilizados e o termo de uso da Netflix proíbe seus usos justamente para tentar coibir o uso de tais ferramentas.
Entretanto a empresa nunca deu muita atenção ou fez muito esforço concreto para acabar com esta prática, sendo quase praxe a maioria dos usuários assistirem felizes o catálogo de outra localidade através de VPN‘s e Proxies pagos ou grátis (boa sorte).

Não mais!!! As detentoras dos direitos dos conteúdos, Sony e afins, não estão muito satisfeitas com os esforços (ou falta deles) que a Netflix vem fazendo para coibir a prática e vem reclamando com a empresa.

 

Netflix Nope

A Netflix então deu uma resposta e seu seu arquiteto de entrega de conteúdo David Fullagar escreveu em um post na internet:

“Some members use proxies or ‘unblockers’ to access titles available outside their territory,To address this, we employ the same or similar measures other firms do. This technology continues to evolve and we are evolving with it. That means in coming weeks, those using proxies and unblockers will only be able to access the service in the country where they currently are. We are confident this change won’t impact members not using proxies.”

Por que isso não vai dar certo?

Infelizmente, para a Sony e afins, fazer o bloqueio que eles pretendem não é assim tão fácil, tanto pela tecnologia quanto pelo conceito da própria Netflix. Vejamos.

O serviço é prestado na nuvem, trazendo o imenso benefício de ser acessível em qualquer lugar do mundo em que tenhamos acesso à internet, lógico.
Com este bloqueio, como ficarão os usuários que estão viajando e querem acessar o serviço pelo qual pagaram!?! Serão bloqueados? Terão que fazer uma VPN para o Brasil para burlar o serviço e ter acesso genuíno?!!?

 

Netflix World

Além disso, ao que tudo indica, nada impede de um proxy que tenha sido colocado em uma Black List simplesmente mude seu IP e..Voilà! Voltar a funcionar.

A própria Netflix, vem deixando claro que eles estão perdidos não sabem muito bem como conseguirão contornar o problema:

“Since the goal of the proxy guys is to hide the source it’s not obvious how to make that work well,”

“O objetivo do uso de proxies é esconder a fonte do acesso, assim não está muito claro como conseguiremos bloqueá-los efetivamente.”

Não é a primeira vez que os detentores dos direitos de conteúdos disponibilizados pela Netflix demonstram sua insatisfação.

Ainda teremos algumas discussões sobre o assunto. Minha aposta, pelo tom que a Netflix vem usando, é que parece mais uma resposta  ao mimimi às cobranças de seus parceiros do que uma real esperança em conseguir extinguir o uso de VPNs.

Internet Wins.

Abraços

Comentários

Comentários

Be the first to comment

Leave a comment

Your email address will not be published.


*