Não haverá mais jogos piratas em 2 anos. Alerta grupo cracker

Crack capa

Uma empresa australiana chamada Denuvo Software Solutions GmbH vem conseguindo passo-a-passo aquilo que as grandes desenvolvedoras de jogos vem tentando há muito tempo, dificultar cada vez mais o processo de crack de seus jogos.

 

denuvo crack

 

Tipicamente, os jogos são crackeados no dia de seu lançamento, senão antes, possibilitando a disponibilização de uma cópia pirata deste. Entretanto, a tecnologia da Denuvo vem demonstrando que eles estão no caminho certo a fim de dificultar, e talvez com o tempo prevenir, que os jogos por eles protegidos sejam craqueados.

Um exemplo disso começou com o jogo FIFA 13 onde foram necessários 13 dias antes de um crack funcional ser desenvolvido e lançado. Este tempo foi considerado uma vitória. Podemos pensar então que outros jogos que apresentassem esta proteção seriam facilmente craqueados, entretanto a empresa vem aperfeiçoando sua proteção a cada nova iteração. O próximo jogo protegido foi o FIFA 14 que levou 46 dias para ser craqueado. No FIFA 15, novos aprimoramentos foram feitos e foram necessários incríveis 90 dias para a quebra da proteção.

 

meme crack

 

A técnica utilizada é batizada de Anti-Tamper que é dependente de alguma proteção DRM para ser funcional. O Anti-Tamper basicamente funciona como um campo de força que previne que os executáveis do jogo sejam debugados, sofram engenharia reversa ou sejam de alguma forma alterados. Como eles conseguem isso é um segredo que lhes vem rendendo bastante dinheiro.

A empresa ganhou ainda mais notoriedade atualmente devido a agitação que vem causando no mundo cracker com a proteção implantada no jogo da Avalanche Studios/Square Enix Just Cause 3 e FIFA 16. Os jogos foram lançados já a algum tempo (FIFA em setembro e Just Cause em dezembro) e ainda não há um crack para eles. Além disso a criadora do fórum do grupo cracker chinês 3DM (um grupo respeitado que conseguiu quebrar a proteção da Denuvo no jogo Dragon Age:Inquisition após vários outros terem falhado) chamada ‘Bird Sister’ demonstrou a frustração do grupo ao escrever:

Recently, many people have asked about cracks for ‘Just Cause 3′, so here is a centralized answer to this question. The last stage is too difficult and Jun [cracking guy] nearly gave up, but last Wednesday I encouraged him to continue,”

“I still believe that this game can be compromised. But according to current trends in the development of encryption technology, in two years time I’m afraid there will be no free games to play in the world,”

 

3dm crack

 

Numa tradução livre: “Recentemente muitas pessoas vem pedindo o crack para Just Cause 3, então aqui vai uma resposta. O último estágio [de proteção] é muito difícil e Jun [cracker] quase desistiu, mas eu o encorajei a continuar.” “Eu ainda acredito que este jogo pode ser crackeado. Mas, de acordo com a tendência atual no desenvolvimento das tecnologias de criptografia, em dois anos eu temo que não haja mais jogos grátis no mundo”.

É senhores. Ao que tudo indica as coisas vão ao menos mudar no mundo cracker. Ainda é muito cedo para afirmarmos categoricamente algo já que esta proteção é nova e, apesar de vir tendo inúmeros sucessos na prevenção dos crackers, outras soluções no passado falharam após um início promissor. Ao menos, se as coisas continuarem neste ritmo, alguns jogadores mais impacientes não terão outra opção a não ser se renderem ao DRM e às cópias originais. Cabe aqui frisar, sem hipocrisia, que muita gente que possui o jogo original torce o nariz para o DRM por inúmeros motivos. Muitos até dizem que a própria camada adicional de proteção da Denuvo degrada a performance, outros dizem que inúmeras operações de escrita são realizadas nos discos o que pode desgastar os SSD’s. Todos estes rumores foram negados pela empresa (Lógico!).

Algumas outras soluções, que abrem uma grande possibilidade de discussão, para conter a pirataria já foram utilizadas, como manter o jogo na nuvem. O Diablo 3 para PC ainda não foi craqueado, mas acabamos reféns da desenvolvedora que possui o poder de desligar seus servidores e acabar com a brincadeira.

Abraços

Fonte: Eurogamer

Comentários

Comentários

Be the first to comment

Leave a comment

Your email address will not be published.


*