Nostalgia. Uma lista de programas antigos que todo mundo usou

Programas Antigos Capa

É 2016…A tecnologia evoluiu, com isso os softwares também. Aplicativos na nuvem, apps para smartphone tudo isso é comum hoje em dia, mas e se você acordasse nos anos 90/early 2000 o que estaria “bombando” como aplicativos para PCs?

A seguir uma lista nostálgica (para os nascidos antes de 2000) de programas antigos:

QuickTime

 

Programas antigos Quicktime

 

Só ele podia tocar os arquivos temidos arquivos .MOV que nem eram tão comuns assim. Só por isso era utilizado.

 

ICQ

 

Programas Antigos ICQ

 

Nenhuma lista de velharias clássicos que se preze deve deixar de fora o ICQ. ICQ era aquele programa de mensagens instantâneas onde todo mundo ficava invisível só para ver quem estava online, e 90% das conversas começavam com: “Tá fazendo o q?”. Ele ressurgiu “repaginado” no ano passado para tentar concorrer com o WhatsApp e foi vergonhosamente menosprezado (essa juventude não respeita os idosos).

 

MSN Messenger

 

Programas antigos MSN

 

A evolução natural do ICQ foi o MSN Messenger. Um diferencial que me recordo é que ele exibia quando o outro estava escrevendo algo e isso era excepcional para a época.

 

Winamp

 

Programas Antigos Winamp

 

O Winamp era quase unanimidade. Tinha como diferenciais a aplicação de skins que modificavam completamente a cara do programa.

 

Encarta

 

Programas Antigos Encarta

 

A Enciclopédia da Microsoft foi bastante útil, até a chegada da Internet e Wikipedia.

 

mIRC

 

Programas Antigos Mirc

 

O mIRC ainda existe e desde sempre foi o aplicativo padrão para IRC.

 

GetRight

 

Programas Antigos getright

 

Em tempos de internet discada da IG onde acessávamos após as 14h de sábado para usar apenas um pulso, possuir um gerenciador de downloads que permitisse resume era mandatório (ainda é hoje em dia) e um dos padrões de facto era o GetRight.

 

Trilliam

 

Programas Antigos Trillian

 

Na época onde muita gente possuía inúmeros programas de troca de mensagens (ICQ, MSN, Gtalk, Yahoo) onde era necessário deixá-los todos abertos, o Trillian tentava reunir todos em um único programa.
Não me lembro se foi um sucesso, cheguei a usá-lo para testar.

 

Front Page

 

Programas Antigos Front Page

 

O Front Page vinha na suíte Office e servia para criar páginas Web. Bem antes de DreamWeavers da vida ele já estava lá te atrapalhando.

 

Napster

 

Programas Antigos Napster

 

A internet definitivamente não seria a mesma sem o advento do Napster. Sua curta carreira serviu para facilitar o compartilhamento de arquivos (mp3 essencialmente), peitar as grandes gravadoras, arrumar treta com o Metallica e inspirar dezenas de outros programas de compartilhamento, finados hoje em dia graças ao torrent. Me lembro ainda hoje que o primeiro mp3 que baixei no Napster (foi apenas teste, eu não faço isso regularmente) foi Pearl Jam – Even Flow.

 

Esta lista poderia ser bem mais extensa, mas deixo seu complemento por vocês. Quais programas antigos vocês usavam e acham que deveria estar nesta lista?

 

Abraços

Comentários

Comentários

Be the first to comment

Leave a comment

Your email address will not be published.


*