Como funciona a Realidade Virtual do Google?

Google VR Capa

Array RigCalma UFO maníacos, não é um Ovni e sim o equipamento que possibilita o funcionamento da realidade virtual recém disponibilizada pelo Google.

O Youtube publicou nas últimas semanas diversos vídeos com 360º de ângulo de visão que são a base de sua arquitetura de realidade virtual que chegou com o lançamento de seu Headset  Cardboard. Os vídeos já viralizaram na Internet, mas, se você ainda não viu, assista (assista com um celular Android):

 

 

Para tornar isso possível, primeiramente todo o conteúdo deve ser gravado com um novo brinquedo desenvolvido pelo Google em conjunto com a GoPro:

 

 

Jump

 

São 16 GoPro’s estrategicamente ligadas e posicionadas cobrindo 360ª de ângulo de visão além de possibilitar a captura de profundidade que possibilita a ilusão das 3 dimensões (3D !!). Mas não são apenas várias GoPro’s juntas em uma base,  isso já existe. Para possibilitar a perfeita sincronia de controle e gravação das câmeras o Google, em conjunto com a GoPro, desenvolveu a plataforma Jump que consiste no já exibido equipamento com o firmware de cada câmera modificado e um renderizador que captura os 16 vídeos gravados e o disponibiliza para o usuário em um arquivo único possibilitando o upload para o Youtube.

Os conteúdos podem ser vistos atualmente através do Cardboard e foi dado suporte recentemente aos Androids (calma usuários de iOs e os 15 usuários de Windows Phone, segundo informado haverá suporte a estes SO’s) e outros óculos de realidade virtual como o Oculus Rift do Facebook por exemplo, o Youtube tem opções para visualização de vídeos para CardBoard.
A idéia é levar todo a tecnologia de realidade virtual à grande massa, com um custo estimado de U$20 (tudo bem que você usa seu celular em uma caixa de papelão) diferente dos milhares de dólares previstos para as soluções da Sony, HTC e Facebook por exemplo.

 

CardBoard

Playlist com outros vídeos para Cardboard

Site CardBoard

 

Fonte:Google

Comentários

Comentários

Be the first to comment

Leave a comment

Your email address will not be published.


*