YouTube permitirá uso de material com Copyright…para alguns

O Youtube protege os direitos autorais através de uma ferramenta por eles desenvolvida chamada ContentId. Ela funciona,resumidamente, comparando um banco de dados (com conteúdos protegidos por direitos autorais cadastrados pelos seus detentores) com o conteúdo que é disponibilizado pelos usuários do YouTube (neste post exibimos os incríveis dados sobre o Google, podemos então imaginar o poder computacional necessário a esta tarefa).

 

YouTube contentid Caso um conteúdo que não atenda às leis de copyright for descoberto o detentor da obra pode:

  • Retirar o áudio
  • Bloquea-lo
  • Exibir anúncios para monetizar
  • Adicionar um link para o detentor da obra

Qualquer usuário pode cadastrar uma obra e ter a possibilidade de implementar as opções anteriores caso necessário, não apenas a DMCA e a RIAA.
O YouTube vem reconhecendo porém que este controle de copyright vem passando um pouco do razoável (alguns casos hilarios já aconteceram) e vem em favor dos piratas seus usuários. O seu diretor para assuntos relacionados à copyright, Fred von Lohmann, disse que a empresa defenderá os conteúdos que se enquadrem naquilo que é conhecido como uso justo de material com copyright. Está forma de uso varia de acordo com as leis de cada país. Nos Estados Unidos as leis de copyright são abrandadas no caso de fair use (quando a obra é usada para ensino, em comentários, pesquisa, etc..), no Brasil não há algo igual, mas a lei confere limites aos direitos autorais no capítulo IV, artigos 46 a 48 da Lei Nº 9.610/1998

Entretanto toda essa “regalia” não será para todos mas apenas aos seus grandes geradores de conteúdo que auferem receita ao YouTube e pelo jeito poderiam ainda mais se não tivessem seus filmes deletados.
O YouTube também promete arcar com até U$1mi com custas judiciais em casos que seus “protegidos” que se enquadrem no fair use tenham que responder na justiça.

Fonte: Google

 

Comentários

Comentários

Be the first to comment

Leave a comment

Your email address will not be published.


*