Qual é o tamanho do Google?

Google Capa2

Considero o Google, e como eles vêm fazendo história no mundo da tecnologia, algo incrível e fascinante. Ao conhecer a história de seu surgimento renasce a concepção de que basta apenas uma boa e eficiente ideia (tá bom, e dinheiro para executá-la) para mudar o mundo, o seu e de todos os outros.

Não vimos aqui contar exatamente a história de nascimento e crescimento do Google, mas vale dizer que ele tinha como objetivo inicial servir como um substituto dos terríveis motores de busca que possuíamos na Internet (na época eu achava que o Altavista era bom, os mais antigos lembrarão) através da implementação de um algoritmo revolucionário, desenvolvido por Larry Page e Sergey Brin, chamado Black Rub, que futuramente viria a ser renomeado para…..Google. E chega de aula de história do período paleolítico de 1997.

 

Google início

O Google deixou de ser apenas nosso buscador predileto na Internet. Usamos tanto os produtos e serviços por ele disponibilizados que as vezes nem nos damos conta do quão inserido ele está em nossas vidas. Buscamos informações no Google.com, aprendemos, compartilhamos e nos divertimos no YouTube.com, guardamos nossas informações, trabalhos, lembranças no Google Drive, nos relacionamos através do Google+ (ok, ninguém usa G+,ponto falho), etc., etc., etc.

Com tudo isso, vem a pergunta à mente: Qual é o tamanho do Google? E o que mais eles estão criando?

Podemos responder esta pergunta sob inúmeras óticas. Só de valor de mercado, ela é a 2ª maior do mundo valendo seus U$120,31 bi, perdendo em valor de mercado apenas para a maçã mordida (vulgo Apple). Mas apenas este número não traduz tudo aquilo que o Google possui em serviços e inovação.

Assim, é muito melhor para entendermos o seu valor naquilo que é percebido por nós usuários expondo fatos dos trabalhos revolucionários que vêm sendo desenvolvidos e dados incríveis dos serviços do Google.

Cabe aqui antecipar que nem tudo o que hoje é um produto ou projeto do Google nasceu da fase embrionária em seus complexos (Googleplex), a empresa vem ao longo dos anos adquirindo e incorporando inúmeras outras empresas que se destacam em seus ramos de atuação.

 

ANDROID

 

Android

 

O Android é do Google, parece sacal mas nem todo mundo sabe. O sistema foi por eles comprado em 2005 e devido a sua natureza open-source roda em inúmeros tipos de dispositivos, de smartphones (!!!) a carros.

Segundo dados de 2015, mais de um BILHÃO de smartphones com o sistema do Google foram vendido apenas em 2014.

YOUTUBE

 

YouTube2

 

O Youtube foi comprado pelo Google em 2006. Suas buscas internas de conteúdo representam atualmente 28% das procuras do Google. Isso fora de perspectiva diz pouco, mas é só relatar que esta quantidade é maior do que o Bing, Yahoo e Ask JUNTOS (tudo bem que as buscas do Ask são resumidas a vovós que instalaram a barra de ferramentas tentando instalar um joguinho) para que percebamos também o seu tamanho.

E se falarmos em conteúdo, aí que as coisas ficam ainda mais incríveis.

Você sabe quantas horas de vídeo são enviados para o Youtube a cada dia? Por dia, são enviados 50 anos de conteúdo!!!
Por mês, são enviados mais do que um MILÊNIO de conteúdo (1500 anos para ser exato).
E aproximadamente 6 bilhões de horas de vídeos são assistidos mensalmente no serviço. Façam as contas e assustem-se.

 

Youtube Estatísticas

 

 

BOSTON DYNAMICS

 

Boston Dynamics

 

Adquirida em 2013. Os custos da transação não foram divulgados até então.
A Boston Dynamics é uma incrível empresa de pesquisa e desenvolvimento de robôs que prestava serviços ao Pentágono, Sony e Darpa só para dizer alguns. Com a aquisição o Google agora detém uma das mais avançadas tecnologia de desenvolvimento de robôs do planeta. Nada do que eu falar aqui vai traduzir aquilo que eles fazem na Boston Dynamics. Assista ao vídeo:

 

Engraçado a apocalíptica trilha de fundo a partir dos 9min.

Segundo o The New York Times o objetivo do Google, fora a Skynet para eliminar a concorrência e a humanidade,  com a aquisição da Boston Dynamics é o desenvolvimento de sistemas autonomos industriais, embora outros produtos são esperados nos próximos anos.


DEEP MIND

GoogleDeepMind 2

 

Um projeto focado no desenvolvimento de uma Inteligência Artificial diferente de todas as linhas de pesquisa feitas até então é o Deep Mind. Projeto inciciado pela startup de mesmo nome e adquirida pelo Google em 2014, o Deep Mind, ao contrário de outras tecnologias de IA, não e desenvolvido com um propósito pre-definido, o principal objetivo da pesquisa é tornar o(a)  Deep Mind  um algoritmo de propósito geral que possa aprender através de experiências que ele “vivencie”.

Para demonstrar a capacidade de aprendizado do Deep Mind, pesquisadores colocaram o algoritmo para jogar antigos jogos do ATARI (quem dera as escolas testassem nosso aprendizado assim).
Inicialmente o algoritmo não conhece absolutamente nada sobre o jogo, nem controles, nem objetivos, nada. Mas gradativamente, através da análise crítica dos seus erros, tentativas, das consequências de seus atos e decisões por ele tomada o algoritmo vai “entendendo” o ambiente e o desafio que se encontra inserido e, passo a passo, este conseguiu dominar a maioria dos jogos melhor até do que um humano faria.

Veja, é impressionante:

 

A ideia do Google não é utilizar o Deep Mind apenas para jogar video-game,
oficialmente foi dito que esta tecnologia será utilizada nas buscas do Google Images para melhorar os resultados.

 

O Google é tão grande e tão inovador que não seria possível expor todos os seus projetos sensacionais e que podem novamente mudar o mundo como conhecemos neste único post sem torná-lo demasiadamente extenso.

Daquilo que já foi mostrado até aqui, percebemos que muito ainda está por vir e a cada notícia, cada avanço veiculado ficamos cada vez mais curiosos e deslumbrados.

Aguardem a Parte 2.

Abraços

Mais estatísticas do YouTube aqui.

Comentários

Comentários

Be the first to comment

Leave a comment

Your email address will not be published.


*