Playstation 1 – 20 Anos de bons serviços prestados

Playstation Capa

Há 20 anos, era lançado nos Estados Unidos um console que viria a ser o 4º mais vendido da história com 104,25 milhões de unidades comercializadas (atrás apenas de seu sucessor PS2, Nintendo DS e GameBoy) “O Playstation“.
Inicialmente sendo apenas um projeto, da Nintendo em conjunto com a Sony, de expansão do SNES, o Playstation acabou por se tornar um projeto de console solo da Sony que o lançou no Japão em 1994 e nos Estados Unidos em 1995.
O sucesso desse novo console se deveu a grande mudança que este promoveu no mercado, massificando o uso de CDs como mídia dos jogos e vencendo a briga pelos consoles de 32bits, fazendo frente até à chegada dos consoles de próxima geração, mais especificamente o Nintendo 64 da Nintendo (Oh really?).

 

Playstation

Entretanto, o grande trunfo do Playstation foi sua enorme e variada lista de jogos que ao longo dos seus 12 anos de produção (1994/2006) alcançou a marca de aproximadamente 2355 títulos desenvolvidos, dentre eles enormes sucessos.

 

 

Playstation 1 - Jogos mais vendidos

 

No início de sua venda nos Estados Unidos, porém, o console possuía “apenas” dez títulos: Rayman, Ridge Racer,Battle Arena Toshinden, Street Fighter: The Movie, Kileak: The DNA Imperative, NBA Jam Tournament Edition,The Raiden Project, Total Eclipse, Power Serve 3D Tennis e ESPN Extreme Games.

Foi produzido um documentário pela Sony de 20º aniversário do Playstation nos Estados Unidos onde pode-se ver os títulos da época.

 

 

No Brasil, o Playstation não foi oficialmente lançado em virtude de imbróglios judiciais
relacionados a detenção, por outra marca, dos nomes “Playstation“. Mesmo assim, o console movimentou o mercado brasileiro (especialmente os de jogos….alternativos).

O Playstation com certeza está nos corações de inúmeros gamers, ou mesmo jogadores
eventuais, mundo afora. Dentre os tantos e tantos jogos do console que eu considero sensacionais, aquele que sem dúvida mais me marcou foi o Final Fantasy VII com seus “incríveis” gráficos 3D para a época, aquelas “lindas” cenas de CG e a maravilhosa história (sem aspas agora).

 

Playstation 1 - FF VII
E para vocês? Qual foi o título que mais os marcaram do console?

Comentários

Comentários

Readers Comments (2)

  1. Como eu nunca curti J-RPGs pois odeio batalhas randômicas, pra mim o melhor título do PS1 foi Castlevania: Symphony of The Night.
    O jogo é uma obra prima, com ambientação lindíssima e a trilha sonora tão boa que eu escuto até hoje tranquilamente no meu smartphone. Este jogo conseguiu provar que mesmo o futuro dos games sendo 3D ainda era, e é, possível fazer grandes títulos 2D.

    Muito bom o site, estou gostando do que estou vendo.

    Responder
    • Excelente lembrança Arthur. Com certeza este é um dos meu jogos favoritos também, voltei a jogar há pouco tempo e você foi certeiro listando os diferenciais do jogo, assino embaixo. Até hoje estou na luta de completa-lo em 400%, ou mais se conseguir reproduzir os glitches. Obrigado pelo comentário é pela visita. Volte sempre 🙂

      Responder

Leave a comment

Your email address will not be published.


*