Black Friday. Vale a Pena? Parte 1

Black Friday Capa

A próxima Black Friday será realizada no próximo dia 27 de novembro, não é aniversário dos Supermercados Guanabara mas a Black Friday tende a movimentar o mercado causando frenesi e lesões nas pessoas ansiosas por conseguir preços mais baixos em produtos dos mais diversos setores.
Casos de pisoteamento, tiroteios, roubo a outros compradores são comuns, quase no mesmo nível do Guaranabara.
Esta batalha campal ao menos hoje em dia parece ter passado dos costumeiros cenários de guerra “reais” (os anos 90 nos E.U.A. estão aí de prova) para uma luta virtual, visto a grande quantidade de lojas on-line.

 

 

Campo de batalha Black Friday

 

Desespero Black Friday

Go, go, go!

Mas o que é essa tal Black Friday, quando começou, onde vivem, o que comem?
Há nos E.U.A., país de origem deste dia de liquidações, o feriado de Ação de Graças (Thanksgiving Day para os íntimos) que é comemorado na 4ª quinta-feira do mês de Novembro. Não vamos detalhar esta data mas é suficiente dizer que neste dia as famílias se reúnem e fingem que todos se dão bem (até o momento que o tio chato bebe demais e fica enchendo o saco de todo mundo) e o número de perus (vivos) é reduzido a quase zero.
O dia posterior ao dia de ação de graças dá início ao período de compras de natal, devido a isso, reza a lenda que uma grande quantidade de pessoas saiam as ruas e ocasionavam enormes e numerosos engarrafamentos, daí as polícias locais denominavam estes dias como Black Friday.
Essa é apenas uma das prováveis origens do termo.

No Brasil a Black Friday chegou em 2010 e vem sendo uma das datas de maior movimentação econômica do nosso mercado varejista. Em consonância com o mercado Americano que em média apresenta descontos de até 80% tem-se a promessa de concessão de abatimento nos preços dos produtos. Entretanto, aqui, há uma lei acima até da Constituição, esta lei é a famosa Lei de Gerson.

Lei de Gerson

Diversos compradores vêm reclamando que os descontos oferecidos pelas lojas são uma fraude, que estas aumentam os preços dias, ou semanas, antes da Black Friday para que  após os descontos os preços continuem os mesmos de antes e, com isso, consigam um bom lucro com o volume de vendas. Daí nasceu a “Black Fraude“. Eu mesmo já fiquei decepcionado ao esperar para comprar uma televisão e perceber que os preços continuavam os mesmos.
Por isso esse blog vai lhe prestar um serviço (de nada).

Metodologia do teste da Black Friday pelo “Os Vilões”

Vamos fazer uma acareação. Segundo levantamento, as maiores lojas online brasileiras são respectivamente:

  • Americanas
  • Submarino
  • Ponto Frio
  • Magazine Luiza
  • Extra
  • Casas Bahia
  • Walmart
  • Livraria Saraiva

Americanas e Submarino são atualmente um conglomerado, não sei se as outras lojas são, mas mesmo assim servirão para nosso estudo como lojas distintas. Realizamos o levantamento dos preços de diversos produtos de diversos departamentos distintos no dia 01/11/2015. Em cada categoria, pegamos os produtos mais vendidos pela loja Americanas (afinal ela é a maior e reflete o que a maioria vem preferindo comprar) como referência.

As categorias foram:

  • Smartphones/Tablet
  • Televisores
  • Video Games
  • Lavadoura de roupas
  • Geladeira
  • Relógio
  • DVD/Blu-Ray
  • Notebook

Os produtos com seus respectivos preços estão nas tabelas abaixo.

Pré Black Friday – Smartphones

Black Friday Smartphones

Pré Black Friday – Televisores

Black Friday Tvs

Pré Black Friday –  Video Games

Black Friday - VGS

Pré Black Friday – Lavadora de Roupas

BlackFriday LAVADORA

Pré Black Friday – Geladeira

BlackFriday Geladeiras

Pré Black Friday – Relógios

BlackFriday Relogios

Pré Black Friday – DVD/Blu-Ray

BlackFriday DVD

Pré Black Friday – Notebook

BlackFriday Notebooks

No dia 27 de novembro, dia da Black Friday, levantaremos os novos preços destes mesmos produtos.

Os lojistas tem essa Black Friday 2015 como a salvadora do ano, vejamos então se haverá descontos reais ou será tudo pela metade do dobro.

Comentários

Comentários

Readers Comments (2)

  1. Será tudo pela metade do dobro…
    Só informando não sei se ja sabe, mas há quem não saiba, Casas Bahia e Ponto Frio são do mesmo dono só não uniram a marca, os sites são os mesmos preço.
    A americanas e o submarino também a mesma coisa, eu não sabia mas fiquei ciente quando usei um cupom de desconto da americanas na submarino (sim funciona), então parece que a americanas comprou a submarino eles vem invertendo o preço, uma hora uma ta mais cara a outra mais barata mas e a mesma coisa.
    Abraços.

    Responder
    • Sim Diogo.
      Mesmo sendo um conglomerado, estas lojas possuem preços distintos para os mesmos produtos (como pode ser visto nas tabelas).
      Isso é um problema para os clientes que acabam não se aproveitando de uma real concorrência entre as lojas.
      Vamos ver na Black Friday como elas se comportam.
      Obrigado pelo comentário.

      Responder

Leave a comment

Your email address will not be published.


*