Os meus top 5 filmes “quase” terror para o halloween

Antigamente, no dia 31 de outubro, acontecia uma vigília de preparação denominada “All Hallow’s Eve” (Véspera de Todos os Santos), e com o tempo esse nome acabou virando halloween (fast mode). Como é uma cultura celta a igreja católica considerava pagã e a apelidou de dia das bruxas, afim de espantar simpatizantes (mas acho que não conseguiu). No Estados Unidos é uma grande festa por boa parte de sua população assim movimentando bastante as vendas de doces, adereços para enfeitar casas e fantasias, como isso movimenta muito dinheiro, lógico que Hollywood não iria querer ficar de fora dessa brincadeira e assim até hoje temos uma gama de filmes que pegam esse gancho que é o halloween. E eu também vou aproveitar essa dia e vou falar sobre meus top 5 filmes de “quase” terror para assistir no halloween.

5º lugar – Elvira: a rainha das trevas

elvira01

Eu lembro como se fosse hoje quando passou pela primeira vez na sessão da tarde esse clássico do halloween, esse filme repetia em loop. De tão trash ele acaba se tornando cômico, a história é um grande clichê de hollywood. Pelo menos uma vez na vida você tem que assistir esse clássico e para quem já assistiu como não se lembrar da dança dos peitos no final do filme?

Curiosidades:

  1. Antes do filme a personagem Elvira já existia. Cassandra Peterson interpretava a personagem como anfitriã de sessões de terror na TV.
  2. O orçamento de Elvira, a Rainha das Trevas foi de US$ 20 milhões.
  3. Em 1988, a Marvel lançou uma revista em quadrinhos adaptando o filme.

4º lugar – Abracadabra (Hocus Pocus)

img-546909-veja-por-onde-anda-o-elenco-do-filme-abracadabra-apos-20-ano20130918111379515539

Um clássico da sessão das tarde nos anos 90, um filme lançado pela gloriosa Disney arrancou boas gargalhadas com essas bruxas que precisavam das crianças para conseguir força vital caso contrario morreriam ao nascer do sol. Quando dá eu assisto na netflix, pois hoje em dia é muito difícil assistir na sessão da tarde.

Curiosidades:

  1. A canção “Almost Unreal”, do Roxette, inicialmente faria parte da trilha sonora de Abracadabra, mas foi descartada. A música integrou a trilha sonora de Super Mario Bros. (1993), lançado no mesmo ano.
  2. O personagem Max Dennison foi oferecido a Leonardo DiCaprio, que recusou para atuar em Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador (1993).

3º lugar – Familia Adamms

the-addams-family

Esse clássico que atravessa gerações, é a família mais aterrorizante e gente boa que já apareceu nas telas. Quem nunca se pegou cantarolando a musica tema e depois estalou os dedos? Quem nunca chamou um careca de Tio Chico? Se você nunca assistiu nenhum dos filmes da Família Addams eu não sei em que mundo você vive.

Curiosidades:

  1. O ator Anthony Hopkins foi convidado a interpretar o sombrio Tio Chico, mas ele acabou não aceitando o papel para poder interpretar Hannibal Lecter em “O Silêncio dos Inocentes”.
  2. Antes de virar filme, a Família Addams foi uma série de televisão exibida nos Estados Unidos entre 1964 e 1966. Depois do longa, o clássico foi adaptado para os palcos e se tornou um musical de sucesso.
  3. Esse filme ganhou sua versão de desenho animado

 

2º lugar – Os Caças-Fantasmas

Os-Caça-Fantasmas

Se estamos falando de clássicos, “Os Caças-Fantasmas” não pode ficar de fora, esse filme fez parte da minha infância. Um filme de 1984 com um ótimo enredo e atores fantásticos que fazem com que esse título seja lembrado e amado até hoje. Esse também se encontra na minha lista no netflix.

Curiosidades:

  1. Além de estrelarem “Os Caça-Fantasmas”, os atores Dan Aykroyd, Harold Ramis e Rick Moranis também foram os roteiristas desse clássico dos anos 80.
  2. Quase nenhuma das cenas foi filmada como previsto no roteiro, a maioria teve no mínimo, um ou dois improvisos. As falas de Bill Murray, por exemplo, foram praticamente todas improvisadas.
  3. O reboot desse clássico já tem data marcada para o ano que vem (22/07/2016), entretanto a nova versão a equipe será formada apenas por mulheres (Kristen Wiig, Kate McKinnon, Leslie Jones e Melissa McCarthy).
  4. Esse filme também ganhou sua versão de desenho animado.

1º lugar – Os fantasmas se divertem (Beetlejuice)

beetle-juice-original

De todos os filmes “quase” terror para mim este é o melhor, Michael Keaton roubou a cena dando vida ao personagem Beetlejuice( besouro suco). O filme com a direção de Tim Burton tem uma pegada de humor negro e sarcasmo. Esse “exorcista” de vivos fez muito sucesso na época e é bem vivo em minha mente até hoje, sempre que eu posso assisto na netflix (netflix paga “nois”).

Curiosidades:

  1. Esse filme foi vencedor do Oscar na categoria de melhor maquiagem.
  2. Como citado nos filmes anteriores, esse também ganhou sua versão em desenho animado.

Esse ae é a minha lista de halloween de filmes de “quase” terror, deixem seus comentários ae e me falem qual os preferidos de vocês.

Lembrando que dia 31 de Outubro é dia do Saci aqui em Terras Tupiniquins.

images (1)

Grande Abraço

Twitter: @rafabfr

Comentários

Comentários

Be the first to comment

Leave a comment

Your email address will not be published.


*